22/06/2022

 DIRETRIZES PARA O GOVERNO FEDERAL - 2023-2026 E PLATAFORMA PARA COLETA DE PROPOSTAS


Os sete partidos coligados em torno da chapa Lula-Alckmin, para a Presidência e Vice-Presidência da República, lançaram, no dia 21 deste mês de maio, as Diretrizes para o programa de reconstrução do Brasil - 2023-2026. 

Ao mesmo tempo foram lançados o site "Juntos pelo Brasil" e a Plataforma para apresentação de propostas pela internet.


https://www.programajuntospelobrasil.com.br/


O QUE É A PLATAFORMA?


A eleição de 2022 é uma das mais importantes da história do país, após tantos ataques à democracia, ao povo e à nação brasileira, precisamos mais que eleger um novo presidente da República.

Precisaremos repactuar a Constituição de 1988 e reconstruir o Estado, refazer as relações entre o Estado e a sociedade, rever as bases para o desenvolvimento de nossa sociedade e religar nossos laços de solidariedade.

Nosso futuro depende da reconstrução nacional, e somente um amplo processo de participação popular pode dar bases sólidas para um governo capaz de enfrentar esses desafios. 

Ressaltar os velhos problemas estruturais e históricos; identificar os impactos do golpe de 2016 e do nefasto governo fascista eleito em 2018; criar novas ideias para os desafios ligados às transformações sociais dos novos tempos; organizar uma governabilidade popular. 

Estas são algumas das tarefas para qual convidamos todas as brasileiras e brasileiros para contribuir nesta Plataforma Participativa. Queremos colher contribuições ao Plano de Governo para a coligação “Vamos juntos pelo Brasil”.

Os Comitês Populares de Luta, os movimentos sociais, populares, sindicais, urbanos e rurais. Os militantes organizados nos partidos que compõem a coligação e todos as cidadãs e cidadãos que queiram contribuir são sujeitos da história, essa Plataforma é de vocês, é nossa.


COMO PARTICIPAR?


A participação pode ser coletiva ou individual, resultado de reuniões, seminários, conversas digitais ou presenciais que as entidades, coletivos, comitês e/ou pessoas realizem.

O texto inicial está organizado em 3 eixos, dentro de cada eixo há diversos temas. Escolha o que mais tem relação com sua proposta e preencha os seus dados de identificação.

Depois de escrever e enviar sua proposta nossos moderadores vão analisar se não há discurso de ódio, ofensas, preconceitos, retirada de direitos ou propostas que entrem em conflito com as bandeiras históricas do campo popular e democrático.

Se sua proposta não ferir esses critérios simples, em até 24 horas sua proposta será publicada. Você será avisado automaticamente em cada etapa.

Depois de ver sua proposta publicada você pode compartilhar e incentivar seus amigos e outros movimentos a participar também.

Além disso, a Coligação vai organizar seminários nacionais para incentivar os debates. As entidades e os movimentos do campo popular e democrático também. Você pode acompanhar essa agenda no site.


PLANO DE GOVERNO


A Plataforma Participativa é consultiva, receberá ideias, propostas e ações que serão analisadas por uma comissão de sistematização formada por representantes dos sete partidos que compõe a coligação “Vamos juntos pelo Brasil”.

Estamos constituindo um processo de participação popular que não acaba no Plano de Governo que será registrado no Tribunal Superior Eleitoral. Vai muito além, e constitui um compromisso com a classe trabalhadora brasileira e suas diferentes formas de organização.

E por isso a Plataforma seguirá aberta mesmo após o registro do Plano de governo, representando este diálogo permanente que o futuro Governo Lula estabelecerá. 

O documento final, organizado pela comissão de sistematização, será publicado ao final do período de campanha eleitoral e enviado a todos/as os/as participantes que se cadastraram na Plataforma, e será a guia para nosso Projeto de Reconstrução Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário